A temperatura de cor é a tonalidade da luz emitida por uma fonte luminosa, medida em Kelvin (K)A escala de temperatura de cor foi proposta pelo físico irlandês Lord Kelvin em 1864.
Categorias de temperatura de cor Luz quente (amarela): 2700K até 3.500K, Luz neutra: 4000K até 5500K, Luz fria (branca): 5500k até 6500K. 

Qual a influência da temperatura de cor?

Mas afinal, qual é a importância da temperatura de cor na iluminação de um ambiente? Muito mais que os efeitos estéticos, você sabia que ela pode interferir no rendimento das nossas atividades diárias, no sono e até mesmo na nossa saúde? O corpo humano é regulado pelo ciclo circadiano, conhecido como “ritmo biológico”, o qual está diretamente ligado à influência da luz natural e ao ciclo do sol. 

No início e no fim do dia o sol proporciona uma luz amarelada que geralmente causa relaxamento. Ao longo do dia temos um aumento da temperatura de cor da luz solar, atingindo cerca de 6500K ao meio dia, o que aumenta nossa concentração e apura o estado de performance nas atividades. Com base neste estudo conseguimos manipular a luz artificial a fim de alcançar o melhor desempenho para cada situação! 

Afinal, quais as indicações de uso por ambiente?

Basta refletir: Qual sensação (relaxamento ou atenção?) eu necessito para executar a atividade realizada naquele cômodo? Em um quarto, por exemplo, desejamos estimular o momento de descanso e relaxamento, por isso recomendamos o uso de lâmpadas com temperatura de cor quente. Em uma indústria, a luz quente pode propiciar o sono e desviar a atenção dos trabalhadores. Portanto, indicamos uma luz mais neutra ou fria para estimular a concentração dos usuários. Percebeu como é fácil? Veja outros exemplos:

LUZ QUENTE (ATÉ 3000K)

 

Aconchegante, é ideal para atividades de relaxamento. Propiciam um clima mais sociável, íntimo e confortável. Por isso, é ideal para quartos, salas, áreas de lazer, recepções, lounges.
 
LUZ NEUTRA (DE 3000K A 5000K)
Indicada para cozinhas, instalações sanitárias, lavanderias, escritórios, home offices, além dos  demais ambientes para atividades com níveis moderados de atenção. 
 
LUZ FRIA (ACIMA DE 5000K)
Recomendada para locais onde são executadas tarefas que demandam maior atenção e alerta. Por exemplo as indústrias, clínicas, hospitais, drogarias e ambientes corporativos.