Qual a influência da temperatura de cor?
Mas afinal, qual é a importância da temperatura de cor na iluminação de um ambiente? Muito mais que os efeitos estéticos, você sabia que ela pode interferir no rendimento das nossas atividades diárias, no sono e até mesmo na nossa saúde? O corpo humano é regulado pelo ciclo circadiano, conhecido como “ritmo biológico”, o qual está diretamente ligado à influência da luz natural e ao ciclo do sol.
No início e no fim do dia o sol proporciona uma luz amarelada que geralmente causa relaxamento. Ao longo do dia temos um aumento da temperatura de cor da luz solar, atingindo cerca de 6500K ao meio dia, o que aumenta nossa concentração e apura o estado de performance nas atividades. Com base neste estudo conseguimos manipular a luz artificial a fim de alcançar o melhor desempenho para cada situação!
Afinal, quais as indicações de uso por ambiente?
Basta refletir: Qual sensação (relaxamento ou atenção?) eu necessito para executar a atividade realizada naquele cômodo? Em um quarto, por exemplo, desejamos estimular o momento de descanso e relaxamento, por isso recomendamos o uso de lâmpadas com temperatura de cor quente. Em uma indústria, a luz quente pode propiciar o sono e desviar a atenção dos trabalhadores. Portanto, indicamos uma luz mais neutra ou fria para estimular a concentração dos usuários. Percebeu como é fácil? Veja outros exemplos:
LUZ QUENTE (ATÉ 3000K)